top of page
Foto do escritorJéssica Moura

Pré-Natal psicológico: Importância da psicoterapia durante a gravidez





Mulher grávida fazendo Psicoterapia Online

A gravidez é uma fase de diversas transformações, existem mudanças corporais, hormonais, emocionais e psicológicas. Algumas mulheres planejam a gravidez e outras não, porém para ambos os grupos podem haver situações que impactam a saúde mental.


O Pré-Natal Psicológico, surge na intenção de viabilizar o cuidado da saúde mental da gestante, que vivencia durante esse período mudanças reais e se prepara para uma nova fase da vida. É comum relatos de sentimentos de inseguranças, medos, ansiedades, preocupações excessivas, culpa por sentir emoções ruins.


Diante disso, alguns benefícios podem auxiliar na decisão de fazer psicoterapia durante a gravidez:


1-  Aprender a lidar com as emoções: A gravidez pode ser um período de muita insegurança, estresse, ansiedade, em função das mudanças hormonais, preocupações com a própria saúde e com a saúde do bebê, preocupações com o futuro após o nascimento da criança. Decisões que precisam ser tomadas para a família se preparar para o recebimento daquela criança. E a terapia auxilia a gestante a regular suas emoções e traçar estratégias para lidar com as preocupações e medos.

 

2- Preparação para o parto e parentalidade: O processo psicoterapêutico prepara a gestante emocionalmente para o parto, através de técnicas que permitem os pais a lidarem com os seus anseios e se prepararem para a nova fase.

 

3- Prevenção e tratamento de depressão Perinatal: A depressão perinatal é um transtorno de humor, que afeta a mulher durante o pré-natal e pós-parto, dessa forma o cuidado prévio com a saúde mental da mãe poderá evitar essa condição ou auxiliar no tratamento do transtorno já diagnosticado.

 

4- Fortalecimento do vínculo mãe-bebê: A saúde como um todo da mãe tem um impacto direto na saúde do bebê e não seria diferente para a saúde mental. Ao cuidar desse aspecto, a futura mãe pode ter uma gestação mais leve, sabendo lidar com suas questões e fortalecendo o vínculo com seu bebê desde a gravidez.

 

5- Suporte para Gestação de Risco: A terapia pode auxiliar no cuidado emocional para situações de gravidez de risco, viabilizando o alcance de todos os aspectos já listados.

 

6- Apoio nas mudanças familiares: A gravidez traz consigo mudanças não somente para a mulher, mas também uma transformação familiar, alterando a dinâmica e a forma de se relacionar dos pais. Assim a psicoterapia pode auxiliar na resolução de conflitos, promover um ambiente familiar mais harmonioso, bem como na construção de uma nova dinâmica com a chegada do novo integrante.

 

O acompanhamento psicológico durante a gravidez é crucial e deve ser priorizado nos cuidados do pré-natal. Ao se investir na saúde mental durante a gravidez, os benefícios não serão somente para a mãe, mas se estenderam ao bebê e toda a família, permitindo que essa fase com tantas transformações seja mais leve, equilibrada e saudável para todos os envolvidos.

bottom of page