Muitas vezes chegam ao consultório pessoas interessadas em psicoterapia, porém com receio de como poderia ser esse processo, o que é natural para quem nunca tenha vivenciado essa experiência.
A psicologia como ciência nos permite entender o quanto o sentir é importante para o nosso bem-estar e qualidade de vida, até reconhecer as emoções mais desagradáveis e permitir senti-las.
O processo do emocional, muitas vezes é negligenciado na cultura em que vivemos, até banalizar transtornos psíquicos, como frescura ou falta de vontade. Esse preconceito socialmente difundido pode contribuir para o receio de iniciar o acompanhamento psicológico. No entanto, atualmente, baseado em diversos estudos, sabe-se que os transtornos mentais, estão relacionados com disfunções químicas do cérebro, bem como relacionado com vivências traumáticas precoce, assim com a dificuldade de regulação emocional.
A psicoterapia é uma grande ferramenta, aliada a tratamentos medicamentosos, para tratamento de transtornos psíquicos e uma poderosa estratégia de autoconhecimento, se tornando um recurso que tratará saúde emocional, saúde nas relações, qualidade de vida e consequentemente saúde do corpo. Cuidar da sua saúde mental também é cuidar do seu corpo.
Dessa forma, o que esperar da primeira sessão de psicoterapia?
A primeira sessão de psicoterapia é para entender os motivos que te levaram a buscar acompanhamento psicológico, nesse momento específico da sua vida.
No decorrer das primeiras sessões, será estabelecido o objetivo do tratamento terapêutico e entendimento do contexto emocional em que o paciente vive. Acontece uma investigação através de algumas perguntas que direcionam para um entendimento do histórico de vida, saúde física e mental, sintomas que possam estar mais latentes e experiências concretas do dia a dia, que exemplificam as questões apresentadas.
A psicoterapia deve ser um processo baseado em sigilo, ética e acolhimento. Precisa ser um ambiente onde você possa falar sobre o que lhe inquieta no âmbito emocional, sem ser julgado ou criticado por isso, portanto o dever do psicólogo é ir promovendo esse vínculo seguro à medida que decorrer as sessões.
Se essa é sua primeira experiência com psicoterapia e você sente medo ou vergonha de falar com um profissional, o primeiro passo é encarar essa emoção, pois o psicólogo é preparado por meio de base científica e muitos estudos, a ter essa escuta atenta e acolhedora. Assim como o médico está preparado para cuidar da sua saúde física o psicólogo está preparado para cuidar da sua saúde mental.
Possivelmente, não haverá uma solução na primeira sessão, o processo de psicoterapia precisa de constância, vínculo e segurança, para que dessa forma, o paciente com o direcionamento do psicólogo possa ir encontrando os caminhos para cuidar da sua saúde mental.