top of page

Descubra os sinais de Ansiedade Disfuncional

  • Foto do escritor: Jéssica Moura
    Jéssica Moura
  • 7 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jul. de 2024


Mulher com preocupação excessiva, ansiosa


A ansiedade é um sentimento que é vivido por diversas pessoas ao longo da sua vida, é a experiência de uma sensação desconfortável de apreensão, medo e tensão. Embora, seja um sentimento por vezes incômodo, faz parte da biologia humana e tem a importante função de adaptação e sobrevivência do ser humano, pois a ansiedade permite que o organismo se prepare para situações ameaçadoras ou desafiadoras.


Apesar dos sintomas que a ansiedade pode gerar, sejam eles cognitivos, fisiológicos e comportamentais, ela tem a função de manter alerta o sistema nervoso para se preparar para uma situação adversa. No entanto, é necessário avaliar à medida que a pessoa sente, percebe e reage a situações ansiogênicas.


É natural que se desenvolva um certo nível de ansiedade em situações novas, difíceis, importantes, como uma prova, uma entrevista de emprego, apresentações públicas. Dentro desse contexto, a ansiedade passa a ter uma função benéfica, onde a pessoa pode ser preparar para atingir o melhor resultado em suas atividades, podendo ser encarado com um fator motivador e impulsionador para tomada de ação frente a situação esperada.


Quando se fala de ansiedade no mundo moderno, percebe-se que é um sentimento que tem tomado conta de grande parte da população, entende-se que a vida contemporânea, permite acesso a informações rápidas, com recortes e partes de vidas que podem ser consideradas perfeitas, que por vezes são expostas nas redes sociais. E ainda a cobrança por sempre atingir mais resultados, seja na vida profissional, no estilo de vida saudável ou no alcance de um padrão de beleza determinado socialmente, tem sido gatilhos importantes para o desenvolvimento de processo de ansiedade disfuncionais ou patológicos.


Então como saber se a ansiedade está em níveis normais ou disfuncionais?


A ansiedade ela passa a ter caráter disfuncional e pode até chegar a uma patologia, quando o sentimento de inquietação ou avaliação de uma situação ameaçadora é desproporcional em tempo e intensidade, causando prejuízos funcionais para aquela pessoa.  


Algumas características que podem estar relacionadas a uma ansiedade disfuncional:


1-      Medo excessivo em relação a algo que não é concreto ou real: a partir de um estímulo ansiogênico cria-se situações imaginárias que para a pessoa que está vivendo podem parecer reais. Isso ocorre em função de um filtro mental negativo que foi criado ao longo da vida por esse indivíduo.


2-      Comportamentos de evitação: não pensar em determinado assunto, deixar de ir em algum lugar por medo do que pode acontecer, deixar de realizar alguma atividade importante, por avaliar a situação como ameaçadora.


3-      Prejuízos psíquicos, emocionais: a pessoa não consegue parar de pensar no passado ou no futuro, e não vive o momento presente. Experimenta o sentimento de vigília e alerta constantemente, podendo desenvolver estresse crônico.


4-      Reações fisiológicas adversas: Taquicardia, insônia, palpitação, sudorese, aumento da frequência respiratória, tontura.


A ansiedade como transtorno é um processo multifatorial, que dependente de uma carga genética, o ambiente em que vive, experiências da infância, alimentação, dentre outros fatores. No entanto, no mundo moderno, muitas pessoas experimentam sintomas disfuncionais de ansiedade e se acostumam a viver com eles, o que podem desenvolver transtornos psíquicos. Portanto, se identificou com algum desses sintomas, e não consegue lidar com eles sozinho, busque ajuda profissional.

bottom of page