As relações tóxicas podem ser prejudiciais para a saúde emocional, mental e física. É importante que a pessoa identifique os sinais de que está em uma relação tóxica para se proteger e conseguir se fortalecer para sair de tais relações.
As relações tóxicas não acontecem somente em relações amorosas, acontecem também em ambientes familiares, ambientes de trabalho e em relações de amizade.
Em seguida, está relacionado 10 sinais de que você está em um relacionamento tóxico:
Controle exagerado: Uma relação onde existe um controle sobre diversos aspectos da sua vida, desde o que veste e até com quem você fala.
Isolamento: Tentativa de afastamento de outras pessoas, sejam amigos, família ou suporte social.
Manipulação emocional: Uso de culpa, chantagem emocional ou falas que podem manipular os seus sentimentos e comportamentos.
Críticas constantes: Comentários negativos, críticas depreciativas, que frequentemente diminui a autoestima e confiança em si.
Abuso verbal e físico: Violência física ou violência verbal, envolvendo gritos, insultos e abuso psicológico.
Imposição de culpa: Fazer com que você se sinta culpado ou responsável pelas atitudes ou ações do outro.
Falta de apoio: Não existe apoio em relação a sonhos, objetivos e propósitos, muitas vezes existe uma crítica para que não busque atingi-los.
Falta de empatia: Uma pessoa que é focada somente em si e desconsidera todos os sentimentos e falta empatia em relação as suas necessidades, sentimentos, emoções e desejos.
Comportamento Possessivo: Tratá-lo como posse, monitorando todas suas atividades e movimento e demonstrando um ciúme excessivo.
Insegurança e medo: Você se sentir constantemente ansioso e com medo de desagradar a pessoa, de dizer algo que possa gerar brigas, discussões e agressões.
Para lidar com relações tóxicas, é importante você se cercar de uma rede de apoio mais saudável, reconhecer o problema, estabelecer limites, fortalecer sua autoestima, considerar um possível afastamento, buscar conhecimentos e novas formas de perceber e observar relações saudáveis, identificando comportamentos adequados e inadequados.
Se você está em uma relação tóxica é importante buscar apoio para garantir a sua segurança e bem-estar físicos e emocional, se necessário busque ajuda profissional.